Instituto Pensar - Clube Negrita seleciona ilustradores de todo o Brasil

Clube Negrita seleciona ilustradores de todo o Brasil

por: Mônica Oliveira 


Cinco ilustradores negros e negras das cinco regiões do país serão selecionados

Arte de Giovani Urio – divulgação

Negras e negros profissionais da ilustração de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 11 de julho no chamamento "Literatura Desenhada”, realizado pelo Clube Negrita. A associação é um projeto literário que incentiva a leitura de obras de escritoras e escritores negros. A iniciativa vai selecionar cinco artistas visuais, cada um de uma das cinco regiões do país.

Para a seleção, o Clube Negrita propõe dez temas, entre eles afrofuturismo literário e clássicos da literatura negra, ligados à temática da negritude e ao universo literatura, destaca o Alma Preta. Para participar do "Literatura Desenhada” é necessário produzir ilustração represente um desses temas. Além disso, as produções devem conter alguma referência ao Clube Negrita e seguir as orientações técnicas descritas no formulário de inscrição, aqui.

Os cinco desenhos mais instigantes e criativos receberão R$ 200 como premiação e serão publicados na página do Clube Negrita, junto com a biografia e foto do artista.

Produção preta no isolamento social

Ancorado na literatura, o chamamento tem o propósito de movimentar o trabalho de artistas e escritores durante este período de isolamento social. "Criar um chamamento como o Literatura Desenhada, que convida ilustradores negros e negras para trabalhos artísticos relacionando com a literatura, faz com que eles possam se aproximar da literatura, que é também uma linguagem artística”, diz Bruna Tamires (Malokearô), idealizadora do Clube Negrita.

Bruna Tamires é escritora e desenhista, criadora do Clube Negrita e da Malokêarô

O principal objetivo do Clube Negrita é o letramento por meio da leitura conjunta e a troca de ideias sobre literatura e vida em sociedade. Por ser itinerante, o projeto já passou por diversos espaços literários e realizou oito edições no Sesc Avenida Paulista, com participação de Rincon Sapiência, Miriam Alves e Suzane Jardim.

Acesse aqui o formulário de inscrição do "Literatura Desenhada”.

Com informações do Alma Preta



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: